Tempo ágil de resposta pode fazer a diferença para o seu negócio

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Existe uma etapa extremamente importante quando se trata de estabelecer estratégias de comunicação seja para instituições de grande, médio e pequeno portes seja para aquela pessoa que está iniciando o seu negócio.

Trata-se da análise dos ambientes macro, micro e interno, onde aquele empreendimento está inserido. Isso porque é também em função desses ambientes que as estratégias de comunicação são definidas.

No caso da análise do macroambiente, esta compreende o levantamento de variáveis do cenário mais amplo e fatos relacionados.  Para isso, é necessário analisar os aspectos econômico, político, social, tecnológico, ambiental, de legislação e inclusive, pesquisas e estudos relacionados à área de interesse.

Vale frisar que não há possibilidade de controle sobre o macroambiente, entretanto, o tempo  de resposta ágil dado a acontecimentos ocorridos, nessa esfera, pode fazer total diferença em favor de um negócio. E como fazer isso? Realizando o mapeamento dessas variáveis e depois, definindo como proceder diante de determinadas situações decorrentes desses acontecimentos.

Outra dica importante é atentar para a avaliação de especialistas, inteirar-se de argumentos que embasam diferentes posicionamentos sobre um mesmo assunto e, tão relevante quanto, é ter a sensibilidade de “ouvir” a voz da realidade.

Esta etapa é de grande relevância porque contribui para identificar oportunidades e riscos no mercado em que o negócio se insere e/ou ainda indicar cenários futuros. E esse tipo de análise é um ponta pé inicial imprescindível  em um processo de planejamento de marketing, conforme aponta o autor Vicente Ambrósio na obra “Plano de Marketing – um roteiro para a ação”. Segundo ele, “a ideia é iniciar por uma visão panorâmica e ir, aos poucos, afunilando até aspectos mais específicos”.

Portanto,  atente para essa dica. Pode fazer muita diferença para você.

Em outro momento, vamos tratar sobre os ambientes micro e interno e mostrar a importância estratégica dos mesmos para o seu negócio.

Precisa de ajuda? Inicie um Chat conosco!