Na era do cancelamento, como a imagem e reputação são importantes para pessoas e negócios

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Já pensou como sua marca ou empresa é percebida pelo seu público? Se ainda não pensou, deveria! Tão importante quanto vender produtos ou serviços de qualidade, é fazer com que seus princípios e valores sejam claramente percebidos. É imprescindível que profissionais e marcas trabalhem sua imagem e reputação, entendendo de que maneira que isso influencia nos negócios.

Mas o que é imagem e reputação, afinal? Imagem é a maneira como diferentes públicos enxergam uma marca, pessoa ou empresa e que pode ser variável de acordo com atitudes e posicionamentos. Já a reputação é a forma como essa imagem se consolida nas mentes dos públicos, um processo de longo prazo.

O somatório de imagens pontuais é determinante para a formação da reputação. De acordo com Cristina Panella, “a reputação é conceito resultante do produto da imagem, compartilhada e ponderada entre os diferentes públicos”.

Para manter uma boa reputação, é preciso zelar por algo muito importante: o relacionamento. A relação de proximidade com as empresas está muito maior, por intermédio da tecnologia e redes sociais. Toda essa visibilidade obriga as marcas a trabalharem melhor sua comunicação e estarem mais dispostas a interagir, uma vez que a relação de consumo e informação mudou completamente.

As novas mídias potencializaram o relacionamento das marcas com seus públicos. O consumidor tem voz ativa e nunca foi tão importante dialogar com ele. O que antes era uma comunicação de mão única, agora se tornou uma comunicação de múltiplas vias em função da interação constante.

Mais do que transformação digital, estamos vivendo uma transformação cultural, e não para por aí, vivemos também a era do cancelamento. Uma época em que quase todos têm opinião e expressam isso de forma pública e as redes sociais viraram canais de rápida reverberação das opiniões e manifestações sobre os assuntos em voga, principalmente, no que se refere às questões de raça, gênero, discurso político, entre outros temas.

Para empresas e marcas isso pode ser um motivo de grande preocupação. Afinal, como construir e consolidar uma boa imagem, dialogar, responder questionamentos e se comportar frente às mais diversas questões relevantes para as pessoas? Como assimilar o que está acontecendo no mundo e saber como se posicionar nesse cenário em constante mudança?

Enquanto algumas marcas são canceladas, outras entendem a lógica do mundo atual, se comunicam uma forma consistente, falando de igual para igual e, principalmente, respeitando todas as crenças, filosofias e expressões. Quando falamos em redes sociais, cada vez mais a reputação está associada à sua presença e posicionamento digital.

Nós, da Qualifica, trabalhamos com estratégias que irão auxiliar na gestão da imagem e reputação, mapeando os públicos prioritários e entendendo os seus graus de influência no processo de decisão de compra de produtos e serviços, bem como orientar o uso adequado dos meios de comunicação, promovendo positivamente sua marca.

Precisa de ajuda? Inicie um Chat conosco!