Ao lado da Missão e da Visão, os Valores constituem a identidade institucional. E o que vem a ser esta identidade? Para melhor entendimento, vamos fazer uma relação com o Registro Geral – o nosso conhecido documento de identidade.
Nele, constam características importantíssimas que são só e somente só daquela pessoa. É assim a identidade institucional. Um detalhe importante: neste nosso contexto, o termo institucional refere-se desde órgãos públicos, associações, entidades do Terceiro Setor, empresas, microempreendedores e profissionais.
Tão importante quanto a Missão e a Visão (retratados em artigo anterior), os Valores constituem princípios que devem nortear toda e qualquer ação. Esses valores contribuirão para a construção da imagem sobre a instituição na mente dos indivíduos e consequentemente, da reputação.
É um processo que deve começar, desenvolver-se e amadurecer no ambiente interno genuinamente para que, posteriormente, possa ser percebido por quem está de fora. Transparência, Ética, Empatia, Comprometimento, Autenticidade são alguns dos nossos valores, valores da Qualifica Comunicação.
Pense você também em seus valores. Tire um tempinho e escreva-os. Depois, legitime com aqueles que você considera se a representação dos teus públicos de interesse. Se der liga, ótimo: vocês estão conectados. Se ainda não foi desta vez, sempre é tempo de (re)ver.
E o que tudo isso tem a ver com Comunicação e Marketing? Tem tudo a ver e como tem, principalmente, nos dias de hoje em que estamos cada vez mais expostos e conectados. Afinal, não bastam estratégias, tecnologias se não comunicamos o que somos, se a nossa missão não engaja, se os nossos valores são meros castelos de areia.
Se você chegou até aqui, comente sobre o assunto nas nossas redes sociais. Queremos saber a tua opinião.