Existe uma etapa extremamente importante quando se trata de estabelecer estratégias de comunicação seja para instituições de grande, médio e pequeno portes seja para aquela pessoa que está iniciando o seu negócio.
Trata-se da análise dos ambientes macro, micro e interno, onde aquele empreendimento está inserido. Isso porque é também em função desses ambientes que as estratégias de comunicação são definidas.
No caso da análise do macroambiente, esta compreende o levantamento de variáveis do cenário mais amplo e fatos relacionados. Para isso, é necessário analisar os aspectos econômico, político, social, tecnológico, ambiental, de legislação e inclusive, pesquisas e estudos relacionados à área de interesse.
Vale frisar que não há possibilidade de controle sobre o macroambiente, entretanto, o tempo de resposta ágil dado a acontecimentos ocorridos, nessa esfera, pode fazer total diferença em favor de um negócio. E como fazer isso? Realizando o mapeamento dessas variáveis e depois, definindo como proceder diante de determinadas situações decorrentes desses acontecimentos.
Outra dica importante é atentar para a avaliação de especialistas, inteirar-se de argumentos que embasam diferentes posicionamentos sobre um mesmo assunto e, tão relevante quanto, é ter a sensibilidade de “ouvir” a voz da realidade.
Esta etapa é de grande relevância porque contribui para identificar oportunidades e riscos no mercado em que o negócio se insere e/ou ainda indicar cenários futuros. E esse tipo de análise é um ponta pé inicial imprescindível em um processo de planejamento de marketing, conforme aponta o autor Vicente Ambrósio na obra “Plano de Marketing – um roteiro para a ação”. Segundo ele, “a ideia é iniciar por uma visão panorâmica e ir, aos poucos, afunilando até aspectos mais específicos”.
Portanto, atente para essa dica. Pode fazer muita diferença para você.
Em outro momento, vamos tratar sobre os ambientes micro e interno e mostrar a importância estratégica dos mesmos para o seu negócio.