Por que mapear stakeholders?

COMPARTILHE:

Um projeto de construção de anel viário pode ocasionar diferentes reações a depender de um ou outro grupo de pessoas.

Para aqueles que utilizam o local como passagem para o destino, pode ser a solução para o problema de chegar atrasado na faculdade todos os dias, simplesmente porque o trânsito  naquela área é de tirar a paciência principalmente nos horários de pico. Aliás, há cidades hoje em dia que o pico no trânsito dura 24 horas (conhecem alguma?).

Mas enfim, voltando ao foco do texto, pessoas que moram há anos, décadas nas proximidades do projeto do anel viário podem não gostar do que vem por aí por “n” motivos, entre os quais, o fato de precisar mudar-se do local.

Essas partes interessadas, impactadas, de alguma forma envolvidas em projetos compreendem os stakeholders.  Este termo tem diferentes traduções, sendo “partes interessadas” a que consta no guia PMBOK, do Project Management Institute (PMI).

Mas por que é importante mapear os stakeholders? Um stakeholder pode ser uma pessoa, um grupo, uma instituição, uma empresa ou um órgão público. E conhecer as partes interessadas é de suma importância por permitir identificar necessidades e preocupações em relação àquele determinado projeto, e esses feedbacks devem ser considerados e analisados como forma de nortear alinhamentos e ajustes a fim de torná-lo mais atrativo para as partes interessadas.

Para identificar e trabalhar com a diversidade de stakeholders é possível utilizar algumas ferramentas e adotar estratégias de comunicação de forma a estabelecer ações, campanhas e criar conteúdos direcionados, definir tom de voz alinhado ao perfil de cada segmento de público e acima de tudo, ser transparente para evitar possíveis crises que envolvam o projeto e/ou a marca.

Algumas ferramentas sobre identificação de stakeholders serão apresentadas em breve. Acompanhe em nosso site e redes sociais.

 

Precisa de ajuda? Inicie um Chat conosco!