O Marketing voltado ao ambiente digital tem se tornado importante aliado de empreendedores nos dias atuais, com o intuito de divulgar os mais variados produtos e serviços. E são muito variadas as condições em que se pode identificar a presença de empreendedores no âmbito digital.
Existe uma grande parcela que realiza um trabalho estratégico. Não raro é possível identificar aqueles que utilizam plataformas digitais, como por exemplo Facebook e Instagram, porém, necessita de certo direcionamento. Isso faz lembrar a célebre frase do gato, em “Alice, no País das Maravilhas”: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.
Há ainda aqueles que conhecem as ferramentas digitais – até porque se tratam de canais muito utilizados em nível pessoal – todavia quando a questão é falar de seus negócios, a coisa muda de figura e as luzes das ideias se apagam. Independentemente da situação em que se encontra o empreendimento, é preciso atentar para algo de extrema importância: o planejamento de marketing de sua marca no ambiente digital.
Agora, quem pensa que planejamento faz parte apenas da realidade de grandes corporações, empresas multinacionais ou órgãos governamentais ou ainda que um bom insight é o suficiente, engana-se. Thomas Edison, um dos mais célebres inventores dos últimos séculos e grande empresário norte-americano, que o diga. Aliás, ele disse bem. É dele a declaração “1 por cento de inspiração e 99 por cento de transpiração” em se tratando de atingir a genialidade e alcançar sucesso.
Isso significa que, levando em consideração a realidade do mercado cada vez mais competitiva e acirrada, bem como a inovação tecnológica e a utilização cada vez mais maciça do ambiente digital, tornou-se imprescindível elaborar um bom planejamento de marketing de maneira a contribuir para o fortalecimento de marcas e apresentação de produtos e serviços.
Segundo Vicente Ambrósio, em sua obra “Planejamento de Marketing – Um roteiro para a ação”, “ao trafegar por uma estrada, é praticamente impossível seguir em linha reta, em geral, surgem obstáculos que precisam ser superados, que exigem uma direção sinuosa, por isso, é importante uma linha central, guia e ponto de referência, que torna a viagem mais fácil, segura e clara. O planejamento bem feito permite ações rápidas e precisas, base da força de uma empresa”.
O mesmo autor defende ainda que: “A literatura administrativa mostra que um profissional de marketing, um empreendedor ou um gestor organizacional que pretendam alcançar o sucesso devem fazer isso: planejar”.
A Qualifica Comunicação oferece consultoria e treinamento nesta área a fim de nortear o desenvolvimento de planejamento sistemático que permite orientar os passos a partir da análise de onde veio, onde estão e orientações estratégias para seguir em frente. Se quiser conhecer melhor sobre o assunto, leia outros artigos em nosso site.