Quem tem acompanhado o nosso blog, deve lembrar do artigo anterior “Tempo ágil de resposta pode fazer a diferença para o seu negócio”. Nele, tratamos sobre a relevância da análise do macroambiente para identificação de riscos e oportunidades para os negócios e de seu papel imprescindível no plano de marketing.
Tão importante quanto olhar o macro é se debruçar sobre o microambiente a fim de levantar informações sobre as diversas dimensões de mercado onde o empreendimento está inserido.
Este levantamento é tão relevante que, segundo Vicente Ambrósio, em “Plano de Marketing – Um roteiro para ação”, é importante lembrar que uma das causas do fracasso de planos de marketing é exatamente as informações limitadas e até mesmo incompletas”.
Para esta situação, é preciso caminhar por uma estrada (a do mercado) um tanto extensa, mas muito necessária. Nela, deve-se atentar para aspectos como histórico, tamanho, impacto tecnológico, segmentação, concorrência, principais marcas e tudo o que for possível levantar sobre vendas – sazonalidade, venda cruzada ou cross-selling – e preços praticados.
Outros aspectos essenciais a serem estudados são as ações de marketing e os aspectos legais existentes neste mercado. Para que tudo isso vai servir? Simples, como aprendizagem e principalmente, bússola para orientação em busca de uma atuação diferenciada.
É complexo até trabalhoso, pode ser. Mas, recordando Thomas Edison, um dos mais célebres inventores que se tem notícia, sobre alcançar a genialidade e o sucesso, é preciso: “1 por cento de inspiração e 99 por cento de transpiração”. Isso significa que não basta o grande insight e como um passo de mágica, tudo acontecerá. Deve-se arregaçar as mangas em busca do que se pretende atingir. E tá tudo certo!