Comunicação em tempos de redes sociais e fragmentação da atenção

COMPARTILHE:

De acordo com a pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com o Hootsuite, o brasileiro fica 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. O Brasil também ocupa o terceiro lugar no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais, atrás apenas de Filipinas (3 horas e 53 minutos) e Colômbia (3 horas e 45 minutos).

Toda essa atenção voltada para as redes sociais não é um fenômeno atual, mas aumentou nos últimos tempos. Principalmente, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, nossas interações sociais ficaram cada vez mais virtuais. O mundo todo se viu diante de uma situação que nos fez rever hábitos, readaptar formatos de trabalho, reinventar as comemorações e reuniões com a família e amigos.

A fragmentação da atenção tem a ver diretamente com o gerenciamento de tempo e o excesso de informações que estamos expostos diariamente. Já parou para pensar sobre a quantidade de mensagens que você lê todos os dias? E na quantidade de publicações e vídeos que assiste? A atenção está cada vez mais disputada por mídias e marcas.

Não importa se você possui uma pequena ou uma grande empresa, as mídias sociais são essenciais para as suas estratégias comunicação. Mas só estar presente nas redes sociais, sem um objetivo definido só aumenta a chance de ruídos na comunicação, dispersão e danos à imagem. Como destacar sua marca nessa busca pela atenção?

Para começar: conheça bem o seu público e seja relevante para ele. Para ter êxito na comunicação digital, é fundamental saber quem está do outro lado da tela. É necessário entender quem é seu público e saber pelo que ele se interessa. Ter uma comunicação mais empática e colocar-se no lugar de quem será impactado pela mensagem.

Outra tendência é o desejo das pessoas verem conteúdos menos corporativos e com mais sintonia com a realidade. Consumidores querem conteúdo que dialogue com suas experiências de vida, se conectem por meio de histórias empáticas que tragam significado para elas.

Foque na qualidade e não na quantidade. Sua mensagem deve ser a solução para o problema do seu cliente. Foi-se o tempo que quantidade de seguidores, interações ou tempo gasto on-line mediavam o sucesso de uma marca ou do criador de conteúdo nas redes sociais.

Escolha os canais adequados ao seu negócio e saiba que cada rede social tem a sua especificidade. Replicar o mesmo conteúdo em diversas plataformas não é a solução. Cada canal tem o seu tipo de público, que pode estar disposto ou não a consumir um determinado conteúdo.

Foque nas comunidades, pois elas exercem uma influência positiva nas redes sociais. A troca promove uma comunicação horizontal, ou seja, os membros falam de igual para igual, o que torna estes ambientes mais seguros e acolhedores. Ainda pouco usadas pelas empresas, as comunidades digitais representam um caminho relevante e autêntico para as marcas na Internet.

Fazer com que alguém lhe dê cinco minutos de atenção é um desafio. Fazer com que alguém siga, curta, compartilhe, comente e compre a partir do relacionamento que você propõe, é um êxito. Se você chegou até aqui, obrigada pela sua atenção. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente.

Precisa de ajuda? Inicie um Chat conosco!