Matriz de poder e influência: análise e classificação de stakeholders

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O mapeamento de stakeholders é vital para o planejamento da comunicação. Independente se você é uma grande ou pequena empresa, se tem funcionários, se atua de forma autônoma, quanto fatura, em qual setor da economia atue, sempre haverá públicos para considerar.

Muito além do conceito de público-alvo, os stakeholders são as partes interessadas que impactam e são diretamente impactadas pelas ações da empresa. Esse relacionamento precisa ser gerenciado para que as marcas possam se fortalecer e evitar crises, em especial nas redes sociais.

Dessa forma, é importante verificar o histórico de interações com empresa, identificar, por exemplo, se são influenciadores ou detratores e avaliar o grau de envolvimento nas ações de comunicação, uma vez que tudo isso irá facilitar na hora de definir o tipo, meios e os níveis de relacionamento que você terá com seus públicos.

A metodologia de Gestão de Projetos dispões de várias ferramentas para se fazer o mapeamento de stakeholders. Aqui, vamos abordar o uso da Matriz de Poder e interesse, dos autores Fran Ackermann e Colin Eden (1998), que considera as partes interessadas organizadas em 4 quadrantes.

Consiste em uma ferramenta que mapeia o tipo de relação de poder e interesse dos públicos ao longo de todo o ciclo de vida de um projeto. Ela reflete bem como você deve, além de mapear, classificar seus stakeholders por influência e interesse.

1.Baixa influência e baixo interesse – são públicos que tendem a influenciar pouco e se interessar pouco por sua empresa. Não aplique esforços nesses casos, apenas monitore.
2. Baixa influência e alto interesse – esses públicos se interessam muito pelo que a sua empresa faz, mas eles não têm muito poder, por isso, é importante deixá-los informados, mas saiba que, em grupo (principalmente no ambiente digital), esses públicos podem causar impacto.
3. Alta influência e baixo interesse – é necessário fazer esforços concretos para mantê-los satisfeitos. Esses públicos têm poder e o nível de interesse deles pode mudar rapidamente se não ficarem satisfeitos.
4. Alta influência e alto interesse – São seus públicos prioritários e é preciso gerenciar muito de perto esse grupo. O não atendimento das expectativas dessas partes interessadas pode atrasar ou até mesmo impedir o avanço das atividades.

É importante destacar se, por falta de recursos, sua empresa precisar focar em poucos stakeholders, priorize somente aqueles que listou no quadrante 4.

Essa interação entre influenciadores não deve passar despercebida no planejamento, além de entender qual é o nível de comunicação a respeito do andamento dos projetos, com certeza, ajudará no processo de entendimento do negócio como um todo.

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